Mediante estas belas mentiras...

digo sempre o que tenho de verdade.

30.12.05

...E Seja Feliz!
















- Um Feliz Ano Novo!, ela te abraça e te deseja com um sorriso.
O que seria mais interessante? Um Ano Novo ou um Ano Feliz? Tenho medo de que querer as duas coisas seja muita pretensão. Acreditem, temo ser alguém pretensioso.
- Bem vindos ao desconhecido. Ele se chama futuro!, aquela voz anuncia com todo o mistério e sedução. O que se pode esperar de um Novo Ano? Que seja feliz? Prefiro não esperar, não criar expectativas.
-Este próximo ano te reserva muita coisa!, ela te avisa entusiasticamente.
O que haverá de especial? Qual a minha autonomia em relação à minha vida?
É possível, eu pergunto, é saudável acreditar no destino? Num caminho onde não se pode fugir, mudar, fazer diferente? Penso que é mais adequado seguir confiando a mim a direção dos meus passos. Continuar tecendo meus planos e aguardar o fracasso e o sucesso. É devastadora a crença de que sou um joguete do destino, do universo, da vida.

A comemoração toda gira em torno de um ano novo. E todos os velhos pensamentos vêm à tona: este ano vou melhorar, este ano tudo vai dar certo, este ano eu vou conseguir, este ano eu vou me arranjar, este ano vai ser diferente. Sempre tive pouca fé, mas a esperança residente em mim é resistente o bastante para dar força a estes pensamentos, e sinto que é capaz de dar nova energia a todos eles. "Tente. Invente. Faça um 2006 diferente."
Certas e duvidosas todas as contas, mapas, linhas e previsões astrológicas, o ano a ser construído é 2006. Mais um ciclo. Um novo ciclo.
2006. "Now, the air I tasted and breathed has taken a turn".

Muita coisa se deseja a todos aqueles que gostamos, amamos, convivemos. Prefiro guardar meus desejos próprios comigo. Que eles não se revelem agora, mas sim a cada novo dia deste ano que vem. E que cada dia seja realmente novo, diferente, melhor. Que estes novos dias sejam felizes, acima de tudo.

É isso. Ou quase. "O futuro já começou". E "o futuro não é mais como era antigamente".

Um comentário:

Anônimo disse...

A vida é uma insustentável leveza? Ou um pesado fardo a ser carregado?
Vivemos num eterno retorno? Ou cada ano vivemos uma eterna mudança?

Creio que o ser humano muda constantemente, mas raramente aceita tal fato. Penser em um dia alcançar um patarmar, um dia ser estático é mais pratico e previsivel, e talvez mais.... seguro??

O futuro já começou, nossa busca já começou. Viver e estar em busca de algo e em 2006 vou estar em busca de muitas coisas. =D

Laion, creio que Kundera agora contaminou em parte nossos pensamentos e crenças. Espero que elas sejam positivas para o novo ano e talvez, como muitos esperam, uma novo "vida", ou como dizem os humanistas: "Um novo humano é possível".


P.S.: Não virei humanista.