Mediante estas belas mentiras...

digo sempre o que tenho de verdade.

1.8.05

Parabéns Pra Você, Nesta Data Querida...


Eu queria escrever em versos esta conversa. Hoje não é um dia prosaico.



Hoje é meu aniversário. Faço dezesseis anos, especialmente hoje. É óbvio e é clichê, porém é verdade: dezesseis anos só se faz uma vez na vida. Mais que isso. Só vivemos nossos dezesseis anos uma vez. E estes anos todos que já foram vividos vão se escondendo em nossa lembrança. E eles, próximos anos, vão se completando a cada dia que passa. Eles, anos que estão por vir, assistem ao espetáculo do passar do tempo. Todos juntos, os anos de pressa e os anos de calma. Eles, anos seguintes, fazem a contagem regressiva. Hoje eles contaram: 16!
O genial Mário Quintana uma vez disse:
"Bendito quem inventou o belo troque do calendário, pois o bom da segunda-feira, do dia primeiro de cada mês e de cada ano novo é que nos dão a impressão de que a vida não continua, mas recomeça”. Penso eu que nesses constantes começos e recomeços em que consiste a vida, o aniversário é um marco de um novo ciclo. É um ano novo. Uma renovação, mesmo que apenas desejada pelo inventor do calendário, da linha contínua de nossa existência. E talvez por significar tanto é que se comemoram os aniversários, os anos novos e todas as inaugurações – menos as segundas-feiras – de todos os ciclos vividos por nós.
De repente eu tenha achado aí a explicação. Nunca vi muito propósito em comemorar os aniversários. É uma cisma antiga, essa minha.
Talvez seja mais que uma cisma, quem sabe uma reflexão comportamental da sociedade de comemorar datas. Todos têm seu dia. Dia de Finados, por exemplo. Até os que já viveram seus anos são lembrados.
Quando era mais novo, vivia pensando coisas que julgo que ninguém nunca pensou. Até hoje acontece coisa assim. Pensava na possibilidade de haver um dia em que ninguém tenha morrido, e ninguém nascido. Talvez fosse esse o dia da não-comemoração. E eu também pensava que só eu havia nascido naquela data, do ano de 1989.
Eu demorei a conhecer alguém que fizesse aniversário na mesma data que eu. Com isso o Orkut ajudou-me. Faço parte da comunidade dos nascidos em 1º de agosto. Recebi e mandei até muitos scraps em virtude da data para alguns de seus membros. Uma até escrepou chamando-me de ‘chuchu’. Adoro esta forma carinhosa de chamar as pessoas.
Nunca gostei muito de festas de aniversário. Principalmente quando era eu atrás da mesa, todos em volta olhando, de chapéu na cabeça, prontos a cantar a célebre música. Antes de compô-la, o que cantavam? Como eram as festas de aniversário?
Nunca gostei muito de festas de aniversário. Principalmente quando era eu quem recebia todos beijos, abraços, presentes e desejos. Mas é bom ser lembrado. Quem não gosta?

Dia 1º de agosto. Este dia é só meu. Meu e de todo mundo que hoje comemora seu ano novo que começa. Muitos anos virão, eu torço para isso! Mas hoje, eu só tenho dezesseis. Que isso fique de aviso para vocês!

É. E pra comemorar eu queria ter escrito AQUELE texto. De preferência em versos. A poesia é sempre mais encantadora. Mas que mal há? Gostaríamos que a vida tivesse toda a beleza dos versos poéticos, mas a vida é crônica. Se o texto está ruim, também não faz mal. Afinal, não somos o resultado de nossas inspirações, mas sim do acúmulo de nossas banalidades. E o que há de ruim, de pequeno, de errado, faz parte da gente. Não podemos arrancá-lo com desdém, mas com profundo agradecimento. E para quem se lembrar de mim, hoje, obrigado.

2 comentários:

Anônimo disse...

Você é a prova de que em agosto não há só desgostos. Bjs!

Anônimo disse...

laion, a viuva tah decaindo... e
a ana fez acender o semaforo!!